terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ecstasy

Também conhecido como "droga do amor", o ecstasy é uma anfetamina que provoca grande agitação e necessidade de muito contato físico, por isso o nome.
Usada na maior parte, pelos jovens, em festas, como comprimidos, atua intensamente no cérebro.
Seus principais efeitos no organismo, são: aumento de temperatura, agressividade, perda de apetite, aumento dos batimentos cardíacos, etc.

Anfetaminas

É uma droga sintética, fábricada em laboratórios. Seu principal efeito é o estimulante, agindo diretamente sobre o sono, o apetite e a resistência física.
É muito utilizada no Brasil por caminhoneiros, com o objetivo de afastar o sono e poder dirigir por longos períodos. E utilizada pelos jovens, pra ficarem mais ligados nas noitadas.
Sua forma, mais frequênte é em comprimido. O organismo acostuma-se rapidamente, exigindo dosagens cada vez maiores, e se você não tomá-las, provoca depressão.
Seus principais efeitos, são: insônia, falta de apetite, agressividade, etc. Seu uso prolongado pode ainda, afetar totalmente o funcionamento do cérebro.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

LSD 25

Alucinógeno, um dos mais potentes e toda a sua produção é clandestina. É tráficado como se fossem selos ou em forma de comprimidos com figuras conhecidas (como mostra a figura abaixo). Não tem cheiro, nem gosto e nem cor. É aplicado como um adesivo na língua (figura abaixo).

Como é aplicada.
LSD 25
Suas consequências são imprevisíveis e seus efeitos desastrosos. Por exemplo: delírios, calafrios, tremores, atitudes irracionais, reações de pânico, etc.

CUIDADO!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Ópio, Morfina e Heroína.

Droga altamente viciante, o Ópio é feito a partir da flor da Papoula. Os principais efeitos são sonolência, vômitos e náuseas, além da perda de inteligência (como a maioria das drogas), porém não para por aí.
No pó de Ópio, encontramos outras substâncias, como por exemplo, a morfina e a heroína.
A Morfina é o principal alcalóide existente no ópio, e é utilizada na medicina para aliviar dores insuportáveis, mas seu uso é controlado.
Já a Heroína, é obtida através da síntese da morfina. Seu efeito é mais forte que a morfina, assim como sua dependência física e psicológica. É uma droga totalmente clandestina, tendo um valor bem alto no comércio ilegal.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Olá, caro leitores!

Ficamos uns dias fora do ar, mas já estamos de volta!!! Nas nossas novas postagens, vamos falar dos tipos de drogas, e quais são elas detalhadamente. Para, podermos conhecer um pouco mais sobre essa variedade e perigosa escolha de algumas pessoas ..

Temos as:
Drogas Naturais: que são as drogas produzidas a partir de plantas. Ex.: Maconha, ópio, cafeína, DMT, psilocibina e cogumelos alucinógenos.
Drogas Sintéticas: geralmente produzidas em laboratório. Ex.: Anfetamina, barbitúricos, ecstasy, LSD e metanfetamina.
Drogas Semi-Sintéticas: Ex.: Merla, morfina, heroína, crack e cocaína.
Outros: Medicamentos, boa noite cinderela, lança perfume, narguile, etc.


É isso, nos próximos posts falaremos de cada uma das drogas listadas acima ..

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Teatro S.P.H.

"Se você sonhar só, será apenas um sonho, mas se sonharmos juntos, será uma REALIDADE."

Do mesmo grupo de palestra, postada anteriormente, recebemos a visita na escola do Grupo Teatral Só Por Hoje (S.P.H.). Como complemento da palestra apresentada, eles fizeram uma peça, sobre um jovem que entrou num mundo do tráfico, não conseguiu sair e o seu fim todos devem imaginar, certo?
Mas, essa não foi a parte mais legal, o mais interessante é que os integrantes do grupo, todos eles, já passaram por esse lado negro da vida, mas que lutaram pra se recuperar, e hoje, ganham a vida, com o projeto. No final da peça, eles relatarm a hisória da vida deles, e isso, fez as pessoas refletirem se é isso que querem pra si, se é esse o caminho que querem seguir ...

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Palestra

"A escola e a família precisam se unir para levar a informação correta ao jovem."

Esses dias atrás, lá na escola, recebemos a visita de um palestrante. A palestra era sobre as drogas, mas eu nunca vi uma palestra como aquela. O palestrante levou o tema para um outro lado, explicou de uma maneira totalmente diferente, criativa e inovadora. E tenho certeza que ele conseguiu resultado. Além de conseguir prender a atenção de toda a escola (o que não é fácil, praticamente impossível), muitos saíram de lá chorando, emocionados ou pelo menos pensativos. O que já é ótimo! Significa, que o que ele disse fez sentido, tocou as pessoas no fundo e conscientizou muitos...
Eu não saberia explicar como foi a palestra em detalhes, só sei que ele usou fatos, apenas verdades, que pra nós muitas vezes passa despercebidas. Além, de tocar em assuntos de família, o que sempre mexe com a gente. Por isso, se você já teve uma palestra com o Arnaldo, você deve saber do que eu estou falando, se não, espero que algum dia tenha a oportunidade de tê-la. Tenho certeza que vai gostar ^^

P.S.: Nunca imaginaria ver essa cena na escola ↑ Todo mundo em silêncio, assistindo a palestra!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Álcool

Se a droga fosse ruim ninguém usaria!

Olá, meus caros leitores! Hoje vamos falar sobre o álcool, uma droga lícita, mas que acaba com a vida de muitas pessoas.

O álcool faz parte das festas e rituais religiosos e é a substância química mais utilizada pela humanidade.
É considerada uma droga psicotrópica, pois atua no sistema nervoso central como depressor de muitas ações no mesmo, provocando mudanças no desempenho e comportamento da pessoa, tais como euforia, excitação, confusão, letargia, coma e morte.
Seu consumo é admitido e incentivado pela sociedade, podendo se tornar um problema de saúde pública quando o consumo for excessivo, causando acidentes de trânsito, violência associada a episódios de embriaguez, além de desenvolver dependência.

 " Alcoólatra é aquele que perde o controle diante da garrafa. Não consegue evitar o primeiro gole, não pára no segundo e não se lembra do último, porque se embriaga."

O álcool, não é de todo mau se você beber socialmente, em pouca quantidade, uma vez ou outra e tomar os cuidados depois, como não dirigir. Porém nem todo mundo consegue se controlar, o social vira vicío, o controle passa a ser obsessão por aquilo .. e aí já era.
Sem contar que o alcoólatra não admite ser dependente do álcool, quanto ele mais bebe, ele se afunda ainda mais, ganha insegurança e um monte de problemas para si e para as pessoas que os cercam. Pra ajudar, é preciso que ele queira ajuda, que ele assuma o seu problema, e o apoio de familiares e amigos nessas horas é importante. Mas, pra quê passar por tudo isso? Pra sofrer? Então, pense antes de beber, se beber, beba socialmente, não seja influenciado, conrole-se e não dirija se beber! ;)

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Opine!

Olá, pessoas! =)
E aqui estamos como prometido, se tudo continuar como planejado, todo dia teremos novidades..ou pelo menos quase todos os dias >_<
Hoje, vamos "comentar" a postagem anterior - Definições sobre a droga.

Bom, como vimos a palavra "droga" possui um significado muito maior do que utilizamos. Talvez, isso se deva ao fato de não querer misturar uma coisa com a outra. Já perceberam, que as drogas são muitas, mas só utilizamos esse termo para se referir às drogas ilícitas? Pois é, acho isso errado, porque querendo ou não, qualquer que seja o produto, se consumido de forma incorreta ou em dosagem errada ou sem necessidade, causará efeitos colaterais não muito legais do mesmo jeito. Isso serve pra TODOS os tipos de drogas, até mesmo as lícitas.
Como, por exemplo, remédios, utilizamos pra curar algum sintoma que temos, mas sempre temos que tomar na quantidade certa, com prescrição médica, pra não correr tanto risco, porque mesmo assim corremos o risco de sofrer algum efeito colateral, devido ao organismo diferente de cada pessoa. Mas, só por causa disso vamos deixar de tomá-los? Claro que não. Se for da maneira correta, não. O remédio é um mal necessário. Um mal pra melhorar outro pior :x estranho, né?!
O mesmo caso serve pro álcool. Se for beber conscientemente, socialmente não há problema algum. Mas, temos que tomar certos cuidados após beber, e manter o controle pro social não virar vicío!
Porém, esse não é o caso para as outras drogas, nem mesmo o cigarro que é aceito pela sociedade. Ele não tem benefício algum. É por isso, que pra toda regra a sua excessão. É só analisar direito. (y'

Por hoje, é isso galera, resumidamente claro, se não ninguém aguenta ficar lendo, não é verdade? rs' Ah! Vale lembrar que isso é autoopinião. Por isso, que vocês vão me dizer o que pensa! ;D E aí, qual sua opinião sobre o assunto? O que você acha sobre os conceitos mundiais? E relembrando a postagem anterior .. Como você acha que esses conceitos são decididos? Há interesses políticos e econômicos envolvidos nesse assunto tão sério? Aguardamos sua resposta ;)

domingo, 6 de novembro de 2011

Definições

E aí, galera? Demoramos, mas estamos de volta. Espero que dessa vez o blog prossiga :)
Bom, pra começar, vamos colocar as definições do nosso tema principal: as drogas! Muitos já sabe, ou pelo menos tem noção, mas vai ser bom revê-los pra podermos discutir mais amplamente o assunto, certo (y' Então, vamos lá.

Drogas: substâncias naturais ou sintéticas que possuem a capacidade de alterar o funcionamento do organismo. São divididas em: Drogas Lícitas e Drogas Ilícitas, segundo critérios de legalidade perante a Lei. (O que não faz a mínima diferença para as pessoas que as usam).
Drogas Lícitas
: são aquelas legalizadas, produzidas e comercializadas livremente e que são "aceitas pela sociedade". Os dois principais exemplos de drogas lícitas na nossa sociedade são o cigarro e o álcool que não deviam ser aceitos pela sociedade, pois eles ameaçam a vida de quem usa do mesmo jeito e não se pode esquecer dos remédios,antidepressivos que também são drogas, porém se consumidas da maneira correta e na medida certa servem pra ajudar.
Drogas Ilícitas: são drogas cuja comercialização é proibida pela legislação (só pela legislação), como por exemplo: a cocaína, a maconha, o crack, a heroína, etc. Além disso, as mesmas não são socialmente aceitas pelo menos é o que as pessoas dizem (aquelas que não usam e que se não pensarem em algum jeito vão se tornar cada vez mais raras).
O critério de legalidade ou não de uma droga é historicamente variável e não está relacionado, necessariamente, com a gravidade de seus efeitos. Alguns até mesmo afirmam que esse critério é fruto de um jogo de interesses políticos, e, sobretudo, econômicos.

sábado, 22 de outubro de 2011

Hell☺!!

Olá, pessoal! Como estão?

 Primeiramente, gostaria de dizer como surgiu esse blog. A iniciativa veio com um projeto apresentado pela escola sobre as drogas, não sabíamos o que fazer. Então, tivermos a ideia de fazer algo que ajudasse e alertasse um maior número de pessoas, que não ficasse fechado ali na escola só para os alunos e funcionários do local. E por que não criar uma página na internet, não é mesmo? Uma rede de comunicação moderna ligada com o mundo todo!!
E aqui estamos, postaremos aqui no blog tudo relacionado a esse meio das drogas, coisas interessantes que nem você sabia e que no começo possa até ficar se perguntando: "mas o que isso tem a ver com as drogas?" ou "o que ela quer dizer com isso?". O blog aqui, é um espaço livre, espero que você, leitor, sinta-se a vontade pra se abrir, perguntar, comentar, sua opinião para nós é muito importante.
Espero que possamos ajudá-lo :)